Carta de Curitiba
Somos Educadoras e Educadores vindos de todas as regiões do Brasil, reunidos
no III Congresso Nacional da Educação Católica, ANEC, realizado na cidade de
Curitiba, durante os dias 15 e 18 de julho de 2015. Nesses dias, com as
celebrações, as conferências, os fóruns, os grupos e os debates e, em especial, a
convivência fraterna e a partilha da missão, renovamos os pilares do nosso
compromisso com a educação e a vida a partir do encontro com Jesus. Como
resultado desses debates, socializamos as seguintes reflexões e recomendações
que compõem esta “Carta de Curitiba”.
Queremos nos colocar em unidade com todos que se sentem comprometidos
com a educação cristã evangélico-libertadora que visa a formação integral da pessoa
humana, sujeito e agente da construção de uma sociedade justa, fraterna, solidária e
pacífica, segundo o Evangelho e a Doutrina Social da Igreja conforme a Missão e a
Identidade da ANEC.
Partimos da premissa de que a Educação é um processo de Humanização, por
meio do qual a pessoa é inserida na sociedade e que cujo processo se efetiva com a
apropriação dos conhecimentos científicos e filosóficos, que sejam capazes de
educá-la de forma integral.
Como educadoras e educadores, atentos às exigências fomentadas pelo
processo de globalização e pela revolução cientifico-tecnológica que mudaram os
paradigmas de produção e de convivência, temos vivenciado grandes mudanças no
cenário socioeconômico, político e educacional, que geram também crises e
angústias na vida pessoal, nas Instituições e nos diferentes setores da sociedade.
Compreender este momento histórico exige de nós um olhar de esperança, na tentativa de mudar e transformar essa realidade a partir de nós mesmos, atitude
que demanda rever conceitos e desconstruir posições para construir e ampliar
nossa compreensão da realidade, que se faz presente nos pequenos gestos, sejam
de respeito, de acolhida e de amor, atentos ainda à diversidade no serviço às
pessoas, na sua inteireza e no contexto sociocultural.
Continuamos nossa missão, no seguimento de Jesus, tendo presente a história
das Escolas Católicas com seus respectivos carismas, compartilhando os sonhos
das fundadoras e dos fundadores, que ainda hoje pulsam nos corações dos que
abraçam e assumem os desafios por causa do Reino de Deus.
Assim, e sempre buscando o aprimoramento do trabalho em rede, condição
especifica para o desenvolvimento de nossas atividades, firmamos o nosso
compromisso com a identidade da Educação Católica no Brasil:
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1- Implementando Políticas de Formação Continuada para os profissionais docentes, por meio de socialização de textos, relatórios de pesquisas e eventos relativos aos temas: Educação, Evangelização e Cidadania.
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2- Fortalecendo o que já existe como diferencial específico à educação católica. Não devemos negligenciar ou subestimar aquilo que já temos. Esse reconhecimento deve ser um fator de estímulo e ponto de partida na apropriação e desenvolvimento da espiritualidade no ambiente escolar.
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3- Promovendo uma ação conjunta em todo o corpo escolar, alinhando os objetivos, considerando as motivações, proporcionando oportunidades de comunhão e participação, buscando a coerência entre a missão e a ação.
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4- Atuando junto aos órgãos públicos da educação e do poder legislativo, de forma proativa em defesa dos interesses das Instituições Católicas nas mais diversas agendas políticas e educacionais.
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5- Impulsionando a postura investigativa dos educadores das Instituições Católicas, tendo em vista a produção de conhecimento, como formação continuada, em desejável sinergia entre Educação Básica e Ensino Superior Católico.6- Fortalecendo a formação continuada de educadores na perspectiva da pedagogia do evangelho de Jesus Cristo, portanto, da radicalidade do amor que promove que promove a dignidade da pessoa humana, considerando o profissional docente como agente em/de transformação.7- Formando os educadores para atuar na educação integral e de período integral – procurando estabelecer parcerias entre as Escolas e as Faculdades, Centro Universitários e Universidades Católicas para aperfeiçoar essa formação.8- Elaborando projetos comuns entre as IES Católicas para fortalecer a unidade na ação evangelizadora na Educação Superior por meio de objetivos comuns.9- Criando sinergia, nas Instituições Católicas de Ensino, entre a Comunicação e o Pedagógico/Pastoral, permeando toda a organização e também o desenvolvimento de uma política de endomarketing.10-Propiciando formação docente para o uso adequado das tecnologias, viabilizando oportunidades significativas de aprendizagem e promoção da ética e dos valores católicos.11-Possibilitando o compromisso, o comprometimento e a satisfação das famílias em integrar as instituições de ensino, por meio de festas, eventos, reuniões individuais e coletivas, atendendo à demanda da comunidade escolar e dessa forma, acompanhar a diversidade presente entre os alunos e familiares, assim como as especificidades pedagógicas daqueles, permeados pelo diálogo e respeito.12-Fomentando em toda a comunidade educativa a urgência e responsabilidade no cuidado com as diferentes formas de manifestações de vida.13-Garantindo aos estudantes uma formação integral cuja proposta pedagógica integre as dimensões afetiva, ética, social, cognitiva, solidária e religiosa.14-Observando e comprometendo-se cada vez mais com as reflexões e as práticas propostas pelos diversos organismos da Igreja e da Educação Católica, em âmbito Local, Regional, Nacional e Internacional, aprofundando sempre mais a comunhão entre a ANEC e a Igreja.
Sob o olhar da MÃE EDUCADORA e inspirados pelo exemplo do Papa Francisco,
seguimos com o firme propósito de construir uma sociedade fundamentada na
mística, no conhecimento, e nas competências em busca de oportunidades para a
Educação Católica nas culturas contemporâneas.
Curitiba, PR, 18 de Julho de 2015.
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